segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

A água está suja!!

O texto abaixo foi escrito em 1998.

Julguei-o atual, por isso iniciaremos nossas conversas por ele.

Paz e Bem
José Libério

"O homem do século vinte está sedento de Deus, de fé, de experiências realmente espirituais. Por isso, não lhe importa de que oásis provenha a sua água, se das terras do leste ou do oeste, se das altas montanhas ou dos ermos, a única coisa que ele anseia é beber."




Assim se expressou Lia Diskin em 12 de abril de 1986 no prefácio do livro: Filosofias da Índia da Editora Palas Athenas.

De certa forma ela até tinha razão.

O problema é que esse homem pós moderno tinha e tem sido tentado a acalmar a sua sede com água suja.

Os homens e mulheres de Deus, conhecem o caminho que leva às águas límpidas e tranquilas, águas que são fonte a jorrar para a vida eterna mas, têm de ser conduzidos e levados a que permitam que essa fonte jorre , e não só goteje, a fim de que produza nos descrentes a vida eterna, saciando-lhes assim, sua sede.

A orientação e direção para andar nesse caminho vem do alto e não deve ser impedida pelos nossos medos ou conceitos equivocados a respeito das formas de Deus agir. Afinal, quem somos nós para dar conselhos ou dizer a Êle como deve agir?

Entendo que o quadro que Deus está pintando tem múltiplas cores porque Sua sabedoria é multiforme, mesmo assim, Êle nos respeita como somos e usa todas as situações para nos ensinar e nos fazer viver melhor. Nós, é que, pela falta de sensibilidade ou dificuldade de convivermos em unidade, tentamos limitá-lo em sua ação sobre o Seu povo. Muitas vezes nos é demosntrado claramente que estamos no caminho errado mesmo assim, insistimos.

Sim, podemos impedir ou até mesmo atrapalhar a atuação de Deus no meio do Seu povo e do mundo. Um mover que poderia ser poderoso e avivador esbarra em nossa incapacidade de lidar com a verdadeira liberdade e a água continua suja e as questões se restringem ao que podemos tocar ou encontrar explicações lógicas. Que pena!! Creio que o nosso Deus é bem maior do que isso!!

Não sejamos nós os responsáveis por tornar a água ainda mais suja e não potável aos de fora e aos de dentro. Lembremo-nos:

"sem profecia op povo se corrompe..." ou como traduziu Lutero: " sem revelação Divina, o povo fica selvagem e chucro.." Livro do Provérbios capítulo 29 frase 18 - Bíblia.

Deixemos o nosso Deus agir e ajamos junto com Êle.


José Libério
Osasco, 13 de março de 1998.

Nenhum comentário: